Redirecionar

sábado, 14 de abril de 2012

Dízimo é Partilha


Dizimo e Oferta

No Domingo dia 8 de abril, também Domingo de Páscoa, aconteceu na comunidade do Cantinho do Céu um encontro com os coordenadores, da pastoral do Dízimo, do setor 3 e da Matriz, onde foi passado a agenda das atividades da pastoral do dízimo deste ano e foi discutida a finalidade desta pastoral e do Dízimo.
Dizimo é um ato de fé, de compromisso, de gratidão de reconhecimento a Deus pelo que Ele é e pelo que fez e faz por nós. Tanto o dízimo, quanto a oferta devem ser medidos conforme o coração, porque o coração tem a medida do amor e da justiça, da abundância e nunca da miséria.

Em Levítico 27,30 podemos ler que “Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores são propriedades do Senhor: é uma coisa consagrado ao Senhor.” Portanto, o dizimo não nos pertence, pertence a Deus, é por isso que ele deve ser devolvido.
Dizimo e oferta não são a mesma coisa; Dízimo é um compromisso assumido com a comunidade e com Deus porque Ele é o dono de tudo, é um direito e um dever dos cristãos de levar a uma contribuição regular e através da qual a paróquia se mantém. A Oferta, por sua vez, é um gesto espontâneo, dado quando possível e sem a necessidade de uma quantia.
A grande Missão do Dízimo é evangelizar, como qualquer outra pastoral. Toda a organização administrativa do dizimo tem uma só origem nessa missão evangelizadora. O dizimo tem um destino certo que são as três dimensões: Religiosa, Social e Missionária.
Êxodo 23,19; Eclesiástico 36,6, 35,12; Provérbios 3,9-10; Malaquias 3,8-10; Atos 2,42-46; Estes são alguns pontos onde podemos ver a importância de contribuir devolvendo a Deus com um pouco do que nos pede pela sua generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário